quarta-feira, 8 de abril de 2015

PADRÕES ARTE NOVA EM EXPOSIÇÃO
O Museu Arte Nova apresenta a exposição “O Gosto pelos Padrões no Movimento Arte Nova”, patente no edifício histórico até 31 de maio. A seleção de imagens revela os motivos, as cores, os traços, os desenhos, que identificam os padrões da Arte Nova. Aplicados à azulejaria, à indumentária, entre outras utilizações, os padrões exprimem a estilização dos desenhos e sugerem o ritmo e o movimento. A réplica dos elementos florísticos é outra característica dos padrões desta corrente estética que nasceu na Europa, nos finais do século XIX.
A visita permite desvendar os inúmeros padrões criados sob a égide da inspiração Arte Nova, uma viagem revivalista, mas que reforça o conhecimento de uma tendência artística que marcou uma época e que influenciou outras correntes da arte.
Esta exposição reforça a vocação didática do Museu Arte Nova, recriando os padrões estilizados que estão assinalados em diversos imóveis da cidade de Aveiro. Esta mostra remete o visitante para os primórdios do design, que é contemporâneo da Arte Nova, e o relacionamento das atividades da disciplina e os princípios da corrente estética.

Sem comentários:

Enviar um comentário